STI lança dois novos sistemas voltados para pesquisa

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) está lançando dois novos sistemas voltados para as atividades de pesquisa da Universidade: GIP – Gestão da Informação de Projetos e weR_USP.

O GIP tem como principal objetivo reduzir o tempo gasto pelo pesquisador para prestação de contas das atividades financeiras dos projetos de pesquisa com verbas orçamentárias e extraorçamentárias e, ao mesmo tempo, informar à Pró-Reitoria de Pesquisa o status financeiro dos projetos de pesquisa em andamento.

“O próximo passo é fazer um vínculo com a Fapesp e o CNPq, de modo que consigamos otimizar o tempo que o pesquisador leva para fazer prestação de contas”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, José Eduardo Krieger.

O weR_USP é um visualizador dos indicadores de produção bibliográfica (com base nas informação da Plataforma Lattes), citações (com base nas informações do Google Scholar, Scopus e Web of Science) e número de teses e dissertações na USP.

Essas informações podem ser acessadas a partir de uma visão global da USP passando por Unidades de Ensino e Pesquisa, departamentos, chegando ao detalhe das informações de cada docente. Para o pró-reitor de Pesquisa, “esses são elementos objetivos para que a Universidade possa começar a avaliar para onde ela quer ir”.

“Os dois sistemas são prioritariamente utilizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa. Entretanto, podem também ser compartilhados por outras Pró-Reitorias e dirigentes das Unidades de Ensino e Pesquisa”, afirma o superintendente da STI, João Eduardo Ferreira.

O superintendente explica que os sistemas estão em fase piloto em seis Unidades e serão oficialmente lançados na próxima reunião do Conselho de Pesquisa, no dia 19 de agosto, quando serão disponibilizados para os demais usuários da USP.

Os sistemas foram lançados em evento que comemorou os cinquenta anos de Tecnologia da Informação na USP, promovido no último dia 18 de junho, e que homenageou os profissionais da área que atuaram ou atuam na Universidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da USP

VOCÊ PODE GOSTAR ...