Histórico

O CISC (1992 a 2013)

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) foi instalada em 1953 e durante muitos anos foi a única unidade de ensino da Universidade de São Paulo em São Carlos. A EESC, de forma pioneira na época, criou um Centro de Processamentos de Dados (CPD) para atendimento de suas necessidades de ensino e pesquisa, além atender as necessidades de alguns órgãos do Estado de São Paulo instalados no interior, bem como as necessidades da Prefeitura Municipal de São Carlos. O computador inicial foi um IBM 1130, com 4K palavras de 16 bits de memória, com unidades de impressão e de perfuração e leitura de cartões.

No início da década de 70, o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC). atualmente Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC), hoje desmembrada em Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC), foram criados a partir de departamentos da EESC e o Campus USP de São Carlos foi oficialmente criado. Inicialmente, todas as unidades contavam com o apoio do CPD para suas atividades de pesquisa e ensino.

A partir da década de 80, com o surgimento dos microcomputadores, com o barateamento dos computadores de médio porte e com o advento das redes de computadores, as unidades do campus foram progressivamente se informatizando e o CPD voltou a suas origens, atendendo principalmente as necessidades da EESC.

Em 23 de abril de 1992, pela Resolução Nº 3.926, nos moldes do Centro de Computação Eletrônica (CCE), foi criado o Centro de Informática de São Carlos (CISC) e foi o primeiro centro da USP em um campus do interior, tendo seu Regimento consolidado pela Resolução Nº 5.850, de 03 de maio de 2010.

Durante o seu período de existência, o CISC desenvolveu importantes atividades não só nos Campi de São Carlos e de Pirassununga, mas em toda Universidade, como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, e também na cidade de São Carlos, com a implantação da Rede Sanca, a primeira Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) fora de uma capital, interligando as instituições de ensino e pesquisa da cidade.

 

O DTI-SC (2013 a 2014)

Em 17 de outubro de 2013, o CISC teve seu nome renomeado para Escritório Regional do DTI no Campus USP de São Carlos (DTI-SC), pela Resolução Nº 6.642, passando a integrar ao novo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), criado pela Resolução Nº 6.567, de 17 de junho de 2013, sendo extinta com a reformulação da estrutura de TI da Universidade, com a criação do Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC), pela Resolução Nº. 7.025, em 03 de dezembro de 2014, estando agora subordinado diretamente à Superintendência de Tecnologia da Informação.

 

O CeTI-SC (Desde 2014)

Conheça o CeTI-SC.